Entrevista: Otávio Sousa - Por Ícaro Araújo

Na Pista Sumaré SP
Fotógrafo freelancer, Otávio Sousa conhece a banda desde que fotografou o DVD {Des}Concerto Ao Vivo, em 2007, de lá para cá foram vários shows, clipes, ensaios fotográficos registrados pela lente desse profissional, que nesta edição a Além do Muro traz uma entrevista completa.


ADM: Primeiramente, por curiosidade, explica como é seu trabalho:
OS: Sou fotógrafo freelancer, praticamente não tenho uma rotina de trabalho. Já viajei com bandas, fotografo shows, festas, eventos, faço pautas pra diferentes tipos de revista, sites e participo de alguma loucura alheia de vez em quando. Também mexo com vídeo por conta do equipamento que tenho. Gravei um clipe, captei um monte de show e ensaio pra divulgação na internet. Tem os trabalhos pessoais também, aqueles que a gente não mostra pra ninguém. Ainda. E participei do DVD A Trupe delirante…

ADM: Como e quando deu início a sua carreira de fotógrafo?
Estudei fotografia já com a intenção de fazer fotos de shows. Isso foi em 2003, quando se usava muito filme porque o digital não era tão acessível como hoje. Queria ter esse passatempo paralelo ao trabalho, nem pensava em ser profissional. Hoje vivo só disso.

ADM: Lembra quando começou a viajar para fotografar? Qual a que mais marcou? Por quê?
OS: Eu trabalhava com o Fabrízio Martinelli, guitarrista do VOWE. Na época ele tocava no Hateen e sugeriu que eu fosse pra estrada com eles pra cobrir os shows que faziam. Acho que era a maior banda independente na ocasião. Aí assinaram com uma gravadora e eu passei a viajar o Brasil todo com eles. Mas a foto que mais me marcou nessa época nem era de show. Foi quando gravaram o clipe da música “Quem já Perdeu um Sonho Aqui”, num ferro velho com dia de céu azul e luz de cinema. Claro que assim fica fácil ter uma foto boa, mas foi essa que saiu divulgada em todos os lugares.

Foto favorita da Pitty
ADM: Você tem ideia de quantas fotografias você já tirou? Em meio destas, existe alguma foto favorita?
OS: Não faço a menor ideia quantas fotos já tirei. Foto favorita tem de monte, nem dá pra dizer uma. Relacionadas à música gosto daquela com a Pitty segurando o microfone pelo cabo, com fundo azul, no show do {Des}concerto (e várias da sessão do Chiaroscuro), a do NX Zero segurando a foto do respectivo retrato no rosto, uma do vocalista do Scorpions que foi parar no mural do Hard Rock Cafe de Las Vegas, a de divulgação do CPM 22 que fiz com filme… tem um monte.

ADM: Com quantos anos ganhou sua 1° câmera? Qual o seu equipamento atual?
OS: Comprei minha primeira câmera com 26 anos. Até então só usava as dos meus pais, que eram automáticas e saiam a data impressa na revelação. Hoje fotografo com uma Canon 7D.

ADM: Já ocorreu alguma situação inusitada ou engraçada durante sua carreira de fotógrafo em algum show ou evento?
OS: Só aquelas que eu não posso contar publicamente.

ADM: Existe alguma banda ou pessoa que você tem o desejo de fotografar? Qual a que mais gostou de fotografar?
OS: Tenho vontade de fotografar todas as bandas que sou fã. A mais recente da lista foi o Faith no More em 2009. Mas claro que gostaria de ter a oportunidade de fazer retratos de personalidades, artistas ou políticos. Tenho pensado em procurar o meu xará Otavio Sousa, lutador, três vezes campeão mundial de Jiu Jitsu. Preciso de uma foto com ele e entregar os e-mails que chegam por engano na minha caixa.

Show no Wetn'Wild SP
ADM: O seu trabalho abrange somente bandas de rock ou também estilos musicais diferentes?
OS: Comecei com bandas de rock e no eletrônico ao mesmo tempo. Me saí melhor no rock por conhecer mais o estilo. Em raves ou clubs não sei relacionar o DJ ao tipo de som que ele toca. Trabalho com os dois estilos até hoje, mais os grupos de samba, MPB, ou sertanejo que surgem com um trabalho eventual.

ADM: Partindo agora para a Banda Pitty, existe algum show da Pitty que você fotografou e se tornou seu favorito?
OS: É sempre legal fotografar o show deles porque todos são muito soltos no palco, garante ótimas imagens. Mas se for pra destacar, gosto demais das que fiz pro DVD {Des}concerto e depois o show de lançamento do DVD. Teve um no Circo Voador ano passado que também entra pro dos favoritos.

ADM: Como você conheceu os integrantes?
OS: Fotografando pro DVD {Des}concerto.

ADM: Suas fotos estão presentes em praticamente todos os projetos da banda de uns tempos pra cá. De que forma eles te influenciam na fotografia? De onde surgem os convites?
OS: Acho que curtiram minhas fotos! Depois do {Des}concerto nos vimos bastante, então sempre que tinha um projeto, ou alguém convidava, ou eu me oferecia. Me sinto à vontade com eles e acredito que eles comigo. Sempre aprendi alguma coisa fazendo fotos dos clipes que o Ricardo Spencer fez deles. Pitty mesmo gosta e conhece sobre fotografia, aparece com ideias e referências. Ela anda se arriscando a clicar também, aí trocamos figurinhas.


ADM: Existe algum ensaio que você realizou da banda que nunca foi divulgado, inédito para os fãs?
OS: Existe. Na real é que tenho dela mas jamais pulicaremos.
Indo a Gravação do DVD

ADM: Você participou da gravação do novo DVD A Trupe Delirante no Circo Voador, mas desta vez fazendo vídeo. Essa é a primeira vez que você trabalha com a banda assim?
OS: A maioria das câmeras usadas pra fazer as imagens deste DVD eram câmeras fotográficas operadas por fotógrafos. Então não foi só a minha primeira vez, como as dos outros fotógrafos que estavam lá filmando como eu. Uma coincidência com o {Des}concerto, foi que nos dois shows, eu fiquei no meio do público.

ADM: Você além de fotografar os bastidores do Clipe Só Agora, também participou do clipe, como foi?
OS: A ideia do clipe é uma festa entre amigos. Então fizeram uma festa, convidaram os amigos e filmaram. Recebi ordens expressas pra “não trabalhar”, me queriam de figurante sem o compromisso de fazer making of ou coisa parecida. Então levei uma câmera analógica que mal sabia usar e bati dois filmes. Mostrei o resultado da revelação pra eles e as fotos viraram divulgação do clipe sem querer.

ADM: Quais seus próximos planos em 2011?
OS: Vida de freelancer não tem muito planejamento. Agora vou sair de férias, ter a oportunidade de fotografar outros lugares e outros assuntos, além de alguns shows que vou assistir pelo caminho. Me caso mês que vem e pretendo fazer um monte de foto descomprometida com minha esposa.


ADM: Deixa uma mensagem para nossos leitores e amantes da fotografia?
OS: Espero que meus trabalhos incentivem seus leitores a se interessar mais por fotografia.


Fotos e ensaios citados na entrevista:
Hateen: http://www.flickr.com/photos/otaviosousa/127622089/
Pitty: http://www.flickr.com/photos/otaviosousa/1472860282/
Sessão Chiaroscuro: http://www.flickr.com/photos/43992540@N00/sets/72157624800009341/
Nx Zero http://www.flickr.com/photos/otaviosousa/458088345/
Scorpions http://www.flickr.com/photos/otaviosousa/1166450637/
Cpm 22 Filme http://www.flickr.com/photos/otaviosousa/5207163067/
{Des}Concerto http://www.flickr.com/photos/43992540@N00/sets/72157603135090554/
Sshow de Lançamento http://www.flickr.com/photos/otaviosousa/2367248628/in/set-72157594376506669/
Sessão Só Agora: http://www.flickr.com/photos/otaviosousa/sets/72157625420376056/with/5187373535/